Pular para o conteúdo principal

Como Fazer a sua Defesa ou Recurso de Multa de Trânsito em 3 Passos!

Neste artigo vou lhe mostrar como você pode fazer a sua defesa ou recurso de multa de trânsito.

Primeiramente, é importante mencionar que sempre é recomendado você contratar alguém com mais conhecimento nesta área para fazer pra você, especialmente nos casos mais graves.

Digo isso porque tenho recebido centenas de e-mails e mensagens no Whatsapp diariamente de condutores que decidiram fazer a sua defesa por conta própria e acabaram falando o que não deveriam.

Muitos pensam que ao justificar o cometimento da infração na sua defesa ou recurso, obterá o perdão do órgão de trânsito.

Isso não existe!
                                            Publicidade


A sua defesa e o seu recurso de multa deve ser técnico, baseado na lei e nas normas do CONTRAN, independente de ter ou não cometido a infração.

Isso vale também para os processos de suspensão e cassação da sua CNH.

Assim, caso você queira a ajuda de um profissional para fazer a sua defesa ou recursos de multa, suspensão ou cassação da sua CNH, fale comigo CLICANDO AQUI.

Eu vou fazer uma avaliação do seu caso e vou lhe dizer sobre as chances ou não de sucesso.

Mas caso você queira fazer a sua defesa sozinho, segue os 3 passos abaixo:

PASSO 1

Verifique os erros de preenchimento do auto de infração de trânsito ou se a notificação da multa NÃO foi expedida dentro do prazo de 30 dias.

Se você não cometeu a infração e tem como provar, junte as provas.

PASSO 2

Use um modelo pronto para facilitar a forma de escrever os seus argumentos.

Você pode usar um modelo simples como o que segue abaixo:




AO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO JULGADORA DE DEFESA (OU RECURSO SE FOR NA JARI) DO (COLOCAR O ÓRGÃO DE TRÂNSITO)




SEU NOME COMPLETO, brasileiro, CNH, RG, CPF, endereço, venho respeitosamente apresentar DEFESA PRÉVIA (ou RECURSO se for na JARI) contra o AUTO DE INFRAÇÃO Nº 00000000

Senhor julgador, os motivos para apresentar a minha defesa (ou recurso) são os seguintes:

Colocar os seus argumentos aqui

Diante do exposto peço o DEFERIMENTO desta Defesa (ou PROVIMENTO DO RECURSO) para determinar o arquivamento do auto de infração de trânsito nº 00000000.


Local e data
Assinatura


PASSO 3

Imprima a sua defesa ou recurso e junte cópia da sua CNH, do documento do veículo e da notificação da multa e do auto de infração se você tiver.

Envie a sua defesa para o órgão de trânsito que fez a autuação.

O endereço do órgão autuador da infração tem que estar na notificação da multa e no auto de infração.

Espere ser julgado e caso tenha sido negada a defesa ou não provido o recurso, você pode recorrer.

Se for a defesa negada você deve recorrer para a JARI.

Se for o recurso na JARI negado você pode recorrer ao CETRAN ou CONTRADIFE se for no Distrito Federal.

Das decisões de não provimento (recurso negado) do CETRAN ou CONTRADIFE não cabe mais recurso administrativo, então você somente poderá recorrer na via Judicial, contratando um advogado de sua confiança ou entrando sozinho no Juizado Especial da Fazenda Pública da sua cidade ou da cidade do órgão de trânsito autuador.

Espero ter ajudado.

Compartilhe esta mensagem com os seus amigos.

Marcelo Vaes é Especialista na área do Direito de Trânsito com mais de 15 anos de Experiência em Defesas e Recursos de Multas e Processos de Suspensão e Cassação da CNH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE DEFESA DE MULTA EXCESSO DE VELOCIDADE – AUTUAÇÃO FEITA POR MEIO DE RADAR, BARREIRA OU LOMBADA ELETRÔNICA

Postamos aqui um modelo de defesa (ou Recurso) contra a penalidade de excesso de velocidade constatada por meio de aparelho medidor, seja, radar ou lombada eletrônica, tudo com base na Resolução do CONTRAN 396/11 que trata dos procedimentos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Ressaltamos que sempre é interessante o leitor procurar um profissional especializado para montar uma defesa mais técnica e precisa para o seu caso, uma vez que nem sempre os modelos prontos são os melhores, porque pode haver algum erro na notificação da multa que enseja a sua anulação, e a pessoa que não conhece a Lei não poderá vê-la. Se você precisa de uma defesa técnica e personalizada, entre em contato conosco pelo E-mail: contato@multasbrasil.com.br que teremos o prazer em lhe ajudar.
Segue o modelo abaixo:
ILMO. SR. DIRETOR... (colocar o nome do órgão destinatário, que é o expedidor da notificação, seja municipal, estad…

COMO INDICAR O CONDUTOR FORA DO PRAZO PREVISTO NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (TUDO O QUE O DETRAN NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA!)

COMO ANULAR UMA MULTA DE TRÂNSITO MESMO SENDO CULPADO? (SEGREDOS QUE OS ESPECIALISTAS NÃO TE CONTAM!)

Muitos clientes nos procuram para fazer uma defesa de multa, não acreditando que possa ser anulada mesmo que ele tenha cometido a infração. Depois de certo tempo quando vem o resultado do julgamento, ficam surpresos porque a multa foi anulada.
Estes “segredos” eu quero compartilhar com você aqui no blog Consultor de Trânsito, para demostrar que mesmo se você cometeu uma infração de trânsito ainda é possível ter esta penalidade cancelada, ou seja, mesmo que você seja culpado. Duvida? Então me acompanhe neste artigo que vou lhe mostrar como.
Basicamente se anula uma multa de trânsito mesmo sendo culpado de 2 maneiras:
(Existem outras formas, mas estas considero como sendo as principais e mais importantes)
1 - Erros Processuais 2 – Erros Formais
Mas antes de adentrar no estudo, quero deixar claro que alguns operadores do direito, especialistas na área de trânsito, divergem a respeito de alguns destes itens. Uns consideram que alguns dos erros formais são na verdade erros processuais, ou alguns…