Pular para o conteúdo principal

Como Fazer a Regularização da sua CNH sem precisar contratar empresas?



Fazer a regularização da CNH tem se tornado um negócio muito lucrativo para diversas empresas que realizam este serviço.

Mas não há necessidade nenhuma de contratar empresas para fazer a regularização da CNH, porque você mesmo pode fazer conforme vou explicar neste artigo.

E o que é regularizar a CNH?

Regularizar a CNH é quando o motorista está com a suspensão ou cassação da sua carteira e deve entregar o documento de habilitação para cumprir a pena aplicada pelo DETRAN, depois de realizado um curso de reciclagem no caso de suspensão, ou refazer todo o processo de habilitação novamente no caso de cassação.

A suspensão ocorre em 2 casos e as penas podem variar segundo o que prevê o Código de Trânsito:

Art. 261.  A penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:         
I - sempre que o infrator atingir a contagem de 20 (vinte) pontos, no período de 12 (doze) meses, conforme a pontuação prevista no art. 259;         
II - por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.
§ 1º Os prazos para aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir são os seguintes:         
I - no caso do inciso I do caput: de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) meses a 2 (dois) anos
II - no caso do inciso II do caput: de 2 (dois) a 8 (oito) meses, exceto para as infrações com prazo descrito no dispositivo infracional, e, no caso de reincidência no período de 12 (doze) meses, de 8 (oito) a 18 (dezoito) meses, respeitado o disposto no inciso II do art. 263.

Já a cassação ocorre em 3 possíveis casos:

Art. 263. A cassação do documento de habilitação dar-se-á:
I - quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo;
II - no caso de reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175;
III - quando condenado judicialmente por delito de trânsito, observado o disposto no art. 160.

A pena de cassação será de 2 anos:

Art. 263
(...)
§ 2º Decorridos dois anos da cassação da Carteira Nacional de Habilitação, o infrator poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à habilitação, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

Assim, quando o condutor é notificado pelo DETRAN da instauração de um processo de suspensão ou cassação da CNH, poderá fazer 3 coisas:

1 – Recorrer por meio de Defesa e Recursos Administrativos
2 - Renunciar o direito de defesa e entregar a CNH para cumprir a pena de cassação ou suspensão
3 – Recorrer e entregar a CNH somente depois que esgotar os recursos administrativos contra a suspensão ou cassação.

Obviamente se o processo for anulado administrativamente por meio de defesa e recursos ou até mesmo na via judicial, caso haja alguma irregularidade na sua instauração, o condutor não precisará entregar a habilitação e cumprir a pena.

Portanto, se você foi notificado pelo DETRAN de um processo de suspensão ou cassação da sua CNH, você pode fazer as 3 coisas acima.

Se você optar por recorrer da suspensão, SEMPRE procure algum profissional que tenha conhecimento e experiência nesta área para fazer a defesa para você, desde que o mesmo seja honesto em lhe dizer quais as chances reais de não ter a CNH suspensa ou cassada.

Lembrando que para anular um processo de suspensão ou cassação da CNH, terá que ter um erro na instauração do processo administrativo.

Ou seja, se o DETRAN cometeu um erro ao instaurar o processo.

Mas para saber disso você terá que consultar algum profissional honesto para saber das chances de anular ou não o processo.

Se você deseja que eu analise o seu caso, CLIQUE AQUI e fale comigo.

Se você optar por renunciar o seu direito de defesa, você deverá ir ao DETRAN e renunciar EXPRESSAMENTE (de forma escrita), entregar a sua CNH e dar início ao cumprimento da pena.

Se você optar por Recorrer do processo de suspensão e cassação, poderá entregar a CNH somente após encerrado os recursos administrativos no CETRAN ou CONTRADIFE.

Muitas pessoas optam por recorrer mesmo que as chances são baixas de anular, porque durante a tramitação dos recursos o DETRAN não pode suspender ou cassar a CNH, e assim o condutor pode continuar dirigindo até o final do processo ganhando mais tempo antes de entregar a CNH.

Portanto, não caia em golpes de empresas que “regularizam a CNH” porque não há necessidade nenhuma de você gastar o seu dinheiro contratando empresas que só farão aquilo que você mesmo pode fazer, que é entregar a CNH e cumprir a pena de suspensão ou cassação.

Abraço!


Marcelo Vaes é Especialista na área do Direito de Trânsito com mais de 15 anos de Experiência em Defesas e Recursos de Multas e Processos de Suspensão e Cassação da CNH e atende em todo o país pelo E-mail: contato@multasbrasil.com.br e pelo WhatsApp (54) 9-99145180. Visite o Site: www.multasbrasil.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE DEFESA DE MULTA EXCESSO DE VELOCIDADE – AUTUAÇÃO FEITA POR MEIO DE RADAR, BARREIRA OU LOMBADA ELETRÔNICA

Postamos aqui um modelo de defesa (ou Recurso) contra a penalidade de excesso de velocidade constatada por meio de aparelho medidor, seja, radar ou lombada eletrônica, tudo com base na Resolução do CONTRAN 396/11 que trata dos procedimentos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Ressaltamos que sempre é interessante o leitor procurar um profissional especializado para montar uma defesa mais técnica e precisa para o seu caso, uma vez que nem sempre os modelos prontos são os melhores, porque pode haver algum erro na notificação da multa que enseja a sua anulação, e a pessoa que não conhece a Lei não poderá vê-la. Se você precisa de uma defesa técnica e personalizada, entre em contato conosco pelo E-mail: contato@multasbrasil.com.br que teremos o prazer em lhe ajudar.
Segue o modelo abaixo:
ILMO. SR. DIRETOR... (colocar o nome do órgão destinatário, que é o expedidor da notificação, seja municipal, estad…

COMO INDICAR O CONDUTOR FORA DO PRAZO PREVISTO NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (TUDO O QUE O DETRAN NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA!)

COMO ANULAR UMA MULTA DE TRÂNSITO MESMO SENDO CULPADO? (SEGREDOS QUE OS ESPECIALISTAS NÃO TE CONTAM!)

Muitos clientes nos procuram para fazer uma defesa de multa, não acreditando que possa ser anulada mesmo que ele tenha cometido a infração. Depois de certo tempo quando vem o resultado do julgamento, ficam surpresos porque a multa foi anulada.
Estes “segredos” eu quero compartilhar com você aqui no blog Consultor de Trânsito, para demostrar que mesmo se você cometeu uma infração de trânsito ainda é possível ter esta penalidade cancelada, ou seja, mesmo que você seja culpado. Duvida? Então me acompanhe neste artigo que vou lhe mostrar como.
Basicamente se anula uma multa de trânsito mesmo sendo culpado de 2 maneiras:
(Existem outras formas, mas estas considero como sendo as principais e mais importantes)
1 - Erros Processuais 2 – Erros Formais
Mas antes de adentrar no estudo, quero deixar claro que alguns operadores do direito, especialistas na área de trânsito, divergem a respeito de alguns destes itens. Uns consideram que alguns dos erros formais são na verdade erros processuais, ou alguns…