Pular para o conteúdo principal

O QUE OS ÓRGÃOS DE TRÂNSITO DEVEM ANALISAR NA DEFESA E NO RECURSO DA MULTA?


Ao ser autuado em uma infração de trânsito o cidadão seja ele motorista ou pedestre, tem o direito de apresentar defesa ou recurso contra esta infração.

Mas o que afinal o órgão de trânsito deve analisar ao receber a defesa ou recurso?

Sabemos que o Auto de Infração – AIT – passa por um julgamento antes de ser enviada a notificação da multa ao suposto infrator. Neste julgamento é verificado pelo órgão de trânsito se o AIT está consistente, ou seja, se não lhe falta algum requisito do Art. 280 do CTB e da Portaria 59/07 do Denatran.

Depois de realizada esta verificação, então será o infrator notificado para apresentar defesa.

Assim, na sua defesa o Defendente ou Recorrente, irá relatar os fatos que ensejaram a autuação, e caso não tenha o mesmo cometido, e consiga provar o não cometimento da infração, então deve juntar as provas na defesa.

Em alguns Estados do nosso País, os órgãos de trânsito não analisam o mérito da defesa, mas somente os possíveis erros formais do preenchimento do Auto de Infração novamente, pois, já o fizeram antes da notificação ser enviada ao motorista.

No entanto, com a nova redação da Resolução 404/12 do CONTRAN, os órgãos de trânsito são obrigados a analisar também o mérito na defesa, e não apenas deixar para o recurso como era feito antes:

Art. 8º Interposta a Defesa da Autuação, nos termos do § 3º do art. 3º desta Resolução, caberá à autoridade competente apreciá-la, inclusive quanto ao mérito.

Então, além de verificar novamente os requisitos do Art. 280 do CTB e da Portaria 59/07 do Denatran, os órgãos de trânsito devem por força desta resolução, verificar também o mérito alegado pelo defendente.

Em outras palavras, se houver provas do não cometimento da infração, deve ser levado em consideração pelo julgador.

Espero ter ajudado.

Deixe o seu comentário ou contribuição para o assunto.

Marcelo Vaes é sócio proprietário do escritório Brasil Assessoria e Consultoria de Trânsito, especializado em Defesas e Recursos de Multas e em Processos de Suspensão ou Cassação do direito de dirigir. Também é administrador do Site www.multasbrasil.com.br, e do Blog Consultor de Trânsito, onde traz semanalmente estudos a respeito da área do direito de trânsito.
Você pode entrar em contato com o Autor através do e-mail: contato@multasbrasil.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE DEFESA OU RECURSO CONTRA PENALIDADE DE SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

ILMO. SR. DIRETOR DA (nº) DA CIRETRAN DE (nome cidade e estado) ou DA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO DE CONDUTORES DO DETRAN DE (nome capital e estado)
(deixar dez espaços)

Procedimento Administrativo nº....... ../............. Recurso ou defesa p/ a JARI contra Penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir
(nome, RG, CPF, naturalidade, profissão e endereço completo com Cep), portador do CNH de registro nº......., categoria e validade, vem dentro do prazo legal, através de seu advogado (pode o recurso ser assinado pelo recorrente ou por seu procurador constituído), com fundamento nos artigos 265, e 285 do CTB e na Res. 182/05 do Contran, para interpor o presente RECURSO para a JARI que atua junto à essa Ciretran, pelos motivos e fundamentos que a seguir expõe e ao final requer.



                    RAZÕES DE RECURSO (OU DEFESA) E FUNDAMENTOS LEGAIS

1- O recorrente fora notificado pelo DETRAN, da instauração deProcedimento Administrativo para Suspensão de seu Direito de Dirigir, em decorrência da s…

MODELO DE DEFESA DE MULTA EXCESSO DE VELOCIDADE – AUTUAÇÃO FEITA POR MEIO DE RADAR, BARREIRA OU LOMBADA ELETRÔNICA

Postamos aqui um modelo de defesa (ou Recurso) contra a penalidade de excesso de velocidade constatada por meio de aparelho medidor, seja, radar ou lombada eletrônica, tudo com base na Resolução do CONTRAN 396/11 que trata dos procedimentos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, reboques e semirreboques, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Ressaltamos que sempre é interessante o leitor procurar um profissional especializado para montar uma defesa mais técnica e precisa para o seu caso, uma vez que nem sempre os modelos prontos são os melhores, porque pode haver algum erro na notificação da multa que enseja a sua anulação, e a pessoa que não conhece a Lei não poderá vê-la. Se você precisa de uma defesa técnica e personalizada, entre em contato conosco pelo E-mail: contato@multasbrasil.com.br que teremos o prazer em lhe ajudar.
Segue o modelo abaixo:
ILMO. SR. DIRETOR... (colocar o nome do órgão destinatário, que é o expedidor da notificação, seja municipal, estad…

COMO INDICAR O CONDUTOR FORA DO PRAZO PREVISTO NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (TUDO O QUE O DETRAN NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA!)