MULTAS COM CNH PROVISÓRIA: O QUE FAZER?


Ao decidir fazer a primeira habilitação, o futuro condutor necessita antes ser aprovado nas aulas teóricas e práticas, para somente depois ter o documento em mãos.

Esta primeira habilitação é denominada de permissão para dirigir, justamente pelo fato de que o cidadão necessita ter no mínimo 1 ano com esta habilitação provisória antes de ter a definitiva.

Contudo, se quiser ter o documento definitivo no final do prazo, não poderá o mesmo ser autuado em alguma infração de trânsito grave, gravíssima, ou ser reincidente em infração média, de acordo com o § 3º do Art. 148 do CTB:

A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

Diferente do que muitos pensam, o cidadão que possuir a habilitação provisória, poderá ser autuado em qualquer infração e mesmo assim não perder a sua CNH definitiva.

Para isso, deve o mesmo apresentar defesa ou recurso contra autuação esperando que o processo demore tempo suficiente para que possa solicitar a sua CNH definitiva.

Todavia, mesmo que não apresente defesa, existem casos em que não perderá a habilitação.

Conforme citamos acima, o § 3 do Art. 148, diz claramente que o condutor não poderá levar multa grave ou gravíssima, e não ser reincidente em infração média. Isso significa, que ele poderá levar uma multa média e quantas leves quiser dentro do período da CNH provisória, e mesmo assim terá a sua habilitação definitiva no final do prazo de 1 ano.

Espero ter ajudado.

Deixe o seu comentário ou contribuição para o assunto.

Marcelo Vaes é sócio proprietário do escritório Brasil Assessoria e Consultoria de Trânsito, especializado em Defesas e Recursos de Multas e em Processos de Suspensão ou Cassação do direito de dirigir. Também é administrador do Site www.multasbrasil.com.br, e do Blog Consultor de Trânsito, onde traz semanalmente estudos a respeito da área do direito de trânsito.
Você pode entrar em contato com o Autor através do e-mail:contato@multasbrasil.com.br


872 comentários:

  1. Levei uma multa por usar película no parabrisa. Mas só tenho a provisória e pego a definitiva só daqui a 5 meses. A multa é grave. Tem algo que posso fazer para não ter que fazer todo o processo denovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer a defesa ou o recurso se ainda estiver dentro do prazo.

      Excluir
    2. tomei duas multas gravíssima conduzindo sem capacete eu , e o carona , como faço para nao perde minha habilitação que eu so pego no final de dezembro

      Excluir
  2. Meu marido vendeu um carro no meu nome pró estado Ceará e a pessoa pegou 2 multas média em junho ,minha carteira venceu em outubro e só fui saber a dois dias.Posso perder minha CNH .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não fez defesa das multas pode perder sim. Você ainda pode contestar isso na justiça alegando que não foi você quem cometeu ás infrações.

      Excluir
  3. Meu marido vendeu um carro no meu nome pró estado Ceará e a pessoa pegou 2 multas média em junho ,minha carteira venceu em outubro e só fui saber a dois dias.Posso perder minha CNH .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode perder sim, mas depende de que tipo de multa foi. Se é meramente administrativa ou na condução do veículo.

      Excluir
  4. Recebi uma multa por usar Xenon na luz de milha do meu carro enquanto estava com a provisória. Fui aconselhado a recorrer para ganhar tempo. Recorri e nao recebi nenhuma resposta se o recurso foi valido ou nao nem notificação de multa eu recebi! Ai achei que estava tudo certo mudei de categoria e comprei um caminhão! Uma semana atrás recebi uma carta do Detran que pedia pra min devolver a CNH e fazer o processo de reabilitação como se eu fosse permissionario. Gostaria de saber se tem alguma coisa que eu possa fazer p recorrer essa desizao já que a minha única renda vem da CNH. E meu histórico de multas 2 anos uma multa acho muito injusto. Aguardo resposta obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, por gentileza me envie a notificação que você recebeu do DETRAN para nós analisarmos. contato@multasbrasil.com.br. Abraço

      Excluir
  5. Eu gostaria de tirar uma dúvida, eu comprei uma moto a menos de um mês, eu ja estou com o recibo de compra, só que é final de ano e eu gostaria de saber se no caso de não conseguir transferir ela pro meu nome eu perco a minha cnh definitiva? A minha cnh não chegou ainda e eu não tenho como levar ela pra fazer a vistoria e tudo mais, será que eu consigo receber a minha definitiva caso atrase a transferência? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus. Você só perderá a CNH definitiva se for atuado em infração grave ou gravíssima e se for reincidente em infração média. Se você for autuado por este motivo que você relatou, você tem direito a se defender da multa e não perderá a CNH definitiva.

      Excluir
  6. Olha fui pego dirigindo um veiculo que não sou habilitado, posso perde minha permissão ela vence agora dia 29/01/2016 se eu perde posso dar entrada em outra habilitação

    ResponderExcluir
  7. Olha fui pego dirigindo um veiculo que não sou habilitado, posso perde minha permissão ela vence agora dia 29/01/2016 se eu perde posso dar entrada em outra habilitação

    ResponderExcluir
  8. Olha fui pego dirigindo um veiculo que não sou habilitado, posso perde minha permissão ela vence agora dia 29/01/2016 se eu perde posso dar entrada em outra habilitação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não fez defesa da multa, provavelmente não receberá a CNH definitiva. Você pode dar entrada em outra habilitação sim, mas geralmente tem um prazo para isso que eu não sei qual é porque depende de Detran.

      Excluir
  9. Bom tarde eu tomei uma multa leve 3 pontos e eu estou com a provisória ainda eu posso assumir esses 3 pontos sem problema ne???

    ResponderExcluir
  10. Sim, olha o que diz o Código de Trânsito:§ 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média. Veja que não fala nada de multa leve, o que se presume que pode levar quantas puder.

    ResponderExcluir
  11. Esses 3 pontos será transferido para a minha definitiva ?

    ResponderExcluir
  12. Olá, recebi multa grave por não transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias, na época alguns meses atrás fui informada pelo meu despachante que por ser multa administrativa não tinha problema... Agora minha permissão venceu e fui atrás da definitiva e fui barrada por causa dessa multa... Tem algo que eu ainda possa fazer? Disseram que faz alguns meses que isso mudou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A única maneira é ingressar com uma ação judicial, porque a justiça entende que é uma multa administrativa e não pode impedir de requerer a CNH definitiva.

      Excluir
  13. TENHO UMA MULTA MEDIA ELA SE VENCE AGORA DIA 14 E MINHA CARTEIRA E PROVISORIA COM VALIDADE PARA O DIA 31/03 OQUE FAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo. Uma multa média não impede de requerer a CNH definitiva. Veja o que diz o CTB: § 3º A Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.

      Excluir
    2. blz muito obrigado por tirar minha duvida.

      Excluir
  14. Olá, comprei um carro com minha irmã em 2002 e ela não tinha carta, e o carro ficou no nome dela, agora no ano passado ela tirou carta e eu não transferi o carro para meu nome e tomei duas multas e não recebi a notificação para indicar condutor, ela foi renovar a CNH provisória e descobrimos as multas, como deve proceder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se não passou o prazo pra fazer o recurso, dá pra fazer o recurso administrativo ainda, ou ingressar na justiça.

      Excluir
  15. ola eu fis a transferencia de um carro para meu nome com 3o dia ja vencido fui trocar a cnh provisoria hoje e me disseram q eu perdi o direito de ter a permanente o q devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos. Você precisa entrar na justiça, porque já passou o prazo pra recorrer administrativamente.

      Excluir
  16. Eu estou com a minha cnh na provisoria e Fui multado por estacionar em local proibido tem alguma chance de eu perder minha CNH definitiva

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com a minha cnh na provisoria e Fui multado por estacionar em local proibido tem alguma chance de eu perder minha CNH definitiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for multa leve ou média e você não for reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses, então você não perde a CNH. Mas se for grave ou gravíssima então é necessário fazer uma defesa e recursos.

      Excluir
  18. Boa noite,fui parado hoje por um policial,acho que ele me multou pela ilegibilidade da placa,estava encoberta,estou com permissão,o que eu posso fazer para pegar a CNH definitiva,em Março de 2016?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,fui parado hoje por um policial,acho que ele me multou pela ilegibilidade da placa,estava encoberta,estou com permissão,o que eu posso fazer para pegar a CNH definitiva,em Março de 2016?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da gravidade da multa. Se for leve ou média e você não for reincidente na mesma infração média nos últimos 12 meses, não terá problema. Mas se for grave ou gravíssima terá que fazer uma defesa ou recurso pra poder pegar a sua CNH definitiva. Abraço

      Excluir
  20. Recebi uma notificação de infração de velocidade na qual eu teria ate o dia 05/01/16 para exercer minha defesa só que a carta chegou somente no dia 19/01/16 o que devo fazer, minha habilitação é provisória e a infração é media 4 pontos corro o risco de perder a habilitação ?

    ResponderExcluir
  21. Recebi uma notificação de infração de velocidade na qual eu teria ate o dia 05/01/16 para exercer minha defesa só que a carta chegou somente no dia 19/01/16 o que devo fazer, minha habilitação é provisória e a infração é media 4 pontos corro o risco de perder a habilitação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder. Se você só levou esta multa não vai ter problema pra requerer a CNH definitiva. Mas se quiser pode fazer recurso ainda contra esta multa quando vier o boleto para pagar.

      Excluir
  22. Boa noite, minha CNH é provisória há cinco meses,a do meu filho tbm é provisória,ele levou uma multa gravíssima e o carro é meu,o que posso fazer? vou perder a CNH ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa. Se você fizer a defesa e os recursos contra a multa dentro dos prazos, dificilmente vai perder a CNH.

      Excluir
  23. Tomei 2 multa uma por dirigir com calçado na moto e outra por estar sem a chh (perdi), falta 4 meses pra eu pegar a definitiva pelo q vi sao 3 ponto leve e 4 medio entao eu perdi minha chn ? so vou poder andar denovo em 2017 no final do ano depois que eu fize todo o processo de abilitação denovo ? pagar os 2 mil reais pra auto escola e isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obs. nao assinei a multa mais a moto esta no meu nome , posso tranferi os ponto ?

      Excluir
    2. O CTB diz que a Carteira Nacional de Habilitação será conferida ao condutor no término de um ano, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média. No teu caso você não vai perder a sua CNH definitiva a não ser que seja reincidente em infração média. Não da´pra passar os pontos nestas multas porque você foi abordado.

      Excluir
    3. cara muito obrigado tava disisperado.. mais tem algum lugar no codigo de transito q explica q posso tomar multa leve ?

      Excluir
    4. obrigado acabei de me informar na pagina do detran de sp eles me informarão q eu nao vou perde pois so tomei uma media e nao reincidir, so tomei outra leve :3

      Excluir
  24. este sabado meu namorado entrou na contramao ..eu tinha percebido e avisei ele estava encostando o carro quando apareceu um carro da pm ..pediram doc do carro e habilitaçao para dar a multa...entrou no carro acho que mexeu no sistema e saiu e avisou sobre a multa verbalmente ..nao deu papel nenhum pra assinar ,pediu pra ver o porta malas e entregou a habilitaçao pro meu namorado ..dizendo que deu multa inflaçao gravissima 7 pontos e que ele perderia a carteira e só poderia tirar outra daqui 3 anos ... será que ele deu realmente ba multa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela. Tem que verificar no site do Detran se entrou a multa.

      Excluir
    2. até quanto tempo pode demorar pra multa ir pro sistema? e se realmente tiver multado ,como recorrer?

      Excluir
    3. até quanto tempo pode demorar pra multa ir pro sistema? e se realmente tiver multado ,como recorrer?

      Excluir
    4. O tempo depende do órgão de trânsito. Se você foi multado mesmo é só fazer a defesa. os argumentos variam de infração para infração.

      Excluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Meu filho foi autuado com 4 infrações de transito em junho de 2015 quando ainda estava com a carteira provisoria!
    Entramos com recurso e 2 das autuaçoes foram indeferidas e ja vieram como multas.
    As duvidas sao:
    1) MESMO TENDO TIRADO A CARTEIRA DEFINITIVA EM DEZEMBRO ELE CORRE RISCO DE PERDE-LA?
    2) O QUE É MELHOR FAZER, PAGAR AS DUAS MULTAS QUE JA VIERAM E AGUARDAR A DECISÃO DAS OUTRAS QUE AINDA ESTAO EM PROCESSO DE ANALISE.....OU ENTRAR COM RECURSO JA QUE ESTAMOS EM TEMPO HABIL PARA O RECURSO DE SEGUNDA INSTANCIA (JARI)??


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Continuem a fazer os recursos até o final.

      Excluir
    2. As autuaçoes foram:
      1)ultrapassar pelo acostamento
      2)exibir manobras perigosas
      3)nao acatar ordens de agente de transito,
      4) nao usar cinto de segurança.

      O guri garante nao ter feito nada disso!
      Havia policiamento na via publica, porém nao houve abordagem, nem mesmo assinou multa.
      A pontuaçao ficou em 26 pontos...
      Nao seria melhor pagar as duas multas que ja vieram e continuar com recurso nas outras duas (se vierem). Qual a vantagem em prosseguir com os recursos?

      Excluir
    3. A vantagem de continuar com os recursos é que ele poderá não perder a CNH. Se não fizer os recursos ele não obterá a definitiva.

      Excluir
  28. Ok...
    E caso os recursos sejam indeferidos essas infraçoes venham como mutas... a pontuaçao recairá na carteira definitiva ou será retroativa a ppd?

    ResponderExcluir
  29. fui pego na blitz sem o documento do veiculo mas o veiculo nao esta no meu nome corro o risco de perder minha permiçao pra dirigir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a multa foi por sem portar documentos ela recai sobre você. Você precisa fazer uma defesa e recursos pra não perder a CNH.

      Excluir
  30. Eu recebi uma notificação por atraso na transferência do veiculo para o meu nome, que é multa grave e não pode ser transferida. Tenho a cnh provisória, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz a defesa e os recursos da multa tentando levar até a data de vencimento da tua CNH.

      Excluir
  31. Boa tarde, recebi uma multa gravíssima por não dar preferência para o pedestre, estou com a carteira provisória, gostaria de saber se posso transferir os pontos? Não assinei nada.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, recebi uma multa gravíssima por não dar preferência para o pedestre, estou com a carteira provisória, gostaria de saber se posso transferir os pontos? Não assinei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Môni. Se você não foi abordada, sim, pode transferir os pontos. Abraço!

      Excluir
  33. Boa tarde,eu tenho a carteira provisoria e tomei uma multa por dirigir embriagado,perderei a carteira com certeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. É uma pergunta interessante, porque se você fizer os recursos provavelmente vai pegar a sua CNH definitiva e também porque a Resolução 182/05 do CONTRAN que trata dos procedimentos de suspensão da CNH não se aplica a permissão para dirigir (CNH provisória). Será uma boa briga se eles quiserem tomar a tua carteira. Abraço

      Excluir
  34. Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Fui abordado pela polícia militar e me deram uma multa de insufilm nos vidros, na guia ele colocou meu número de registro da cnh provisória e também meu cpf, porém o carro nao está em meu nome, possivelmente perderei minha ppd ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Creio que não porque esta multa é para o proprietário e não para o condutor.

      Excluir
  35. Na multa ele colocou identificação do condutor e não do proprietário

    ResponderExcluir
  36. Na multa ele colocou identificação do condutor e não do proprietário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como houve a abordagem é identificado o condutor, mas esta multa é de proprietário. Mas pra ter certeza disso olhe qual o artigo que foi enquadrado.

      Excluir
  37. Boa tarde, meu nome é ana paula, fui multada, por que um passageiro estava sem cinto. recebi a multa no estado do goias e moro em Brasília. recebo a definitiva no dia 09 do próximo mês.
    o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma defesa pra garantir, mas creio que não seja necessário.

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Oi ..estou com provisória. ...meu namorado levou uma multa no carro que tá com meu nome...mas recebo o cnh em Março precisa fazer defesa? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia. Depende do prazo pra fazer a defesa, mas creio que não seja necessário. Veja se for multa leve ou média então não precisa fazer defesa mesmo.

      Excluir
  40. Levei uma multa média e estou com a provisória ainda será que mesmo com a multá média eu ainda pego a minha CNH definitiva

    ResponderExcluir
  41. Tirei um carro no meu nome e o carro levou multa ele n levou os pontos ai veio para o meu o q faco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a defesa juntando o comprovante de compra do veículo e demostrando que a multa foi realizada antes de você comprar o carro.

      Excluir
  42. ola boa tarde comprei um veiculo e transferir pro meu nome dia 29 de janeiro e sendo que dia 26 de janeiro o antigo dono tomou uma multa por dirigir sem cnh e o detran so cadastrou a multa depois que eu fiz a transferência nesse caso eu estou com a provisoria e eu corro risco de perder ?

    ResponderExcluir
  43. ola boa tarde MEU NOME É MILLER comprei um veiculo e transferir pro meu nome dia 29 de janeiro e sendo que dia 26 de janeiro o antigo dono tomou uma multa por dirigir sem cnh e o detran so cadastrou a multa depois que eu fiz a transferência nesse caso eu estou com a provisoria e eu corro risco de perder ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miler. Não perde porque esta multa é apara o condutor e provavelmente ele foi abordado.Abraço

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. A três anos atrás tomei uma multa grave com a provisória e não recori sera q vou ter q fazer o processo todo de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da multa. Se for apenas uma infração administrativa como por exemplo deixar de transferir o veículo dentro do prazo, ou não licenciar o carro, você não perde a CNH, porém, é quase certo que terá que entrar na justiça.

      Excluir
  46. Tirei minha cnh em 2002 nesse mesmo ano levei 2 multas por esta com capacete sem a viseira.Minha duvida é depois de quanto tempo vou poder tirar outra cnh.

    ResponderExcluir
  47. Tirei minha cnh em 2002 nesse mesmo ano levei 2 multas por esta com capacete sem a viseira.Minha duvida é depois de quanto tempo vou poder tirar outra cnh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, depois de de todos estes anos você não foi atrás ver isso? Procure o CFC mais próximo da sua casa que eles lhe orientam como fazer. Mas que eu saiba vai precisar fazer toda a CNH novamente. Abraço

      Excluir
  48. Oi boa noite.. Meu nome é dilton é vendi uma moto e uns dias antes de fazer a transferência o novo proprietário estava com a moto nas mãos dele.. Só que daí ele tomou uma multa por andar na contra mão e eu só fui ver isso 3 dias depois que transferimos o documento... Fui aí o orgon altuador e a mulher me falou que está sendo altuado e ainda n virou multa nesse caso posso perder a provisório ou oq devo fazer pra eliminar esses pontos que podem vir pra mim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. É só fazer a defesa e os recursos da multa e tentar protelar até que vence o prazo pra você pegar a sua CNH, independente de vai ou não conseguir anular a multa.

      Excluir
    2. Nesse caso aí eu posso repassar os pontos que vou levar na minha provisório pra outra pessoa

      Excluir
    3. Se não houve abordagem, pode passar os pontos sim.

      Excluir
  49. Ola.
    Levei uma multa por rodízio de placa e veio 4 pontos e diz classificação média. Tenho que pagar algo pois não veio valor no papel da multa.!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é apenas a notificação de autuação, depois se você não fizer defesa ou a mesma for indeferida, virá o boleto para pagar com desconto de 20%.

      Excluir
  50. Ola.
    Levei uma multa por rodízio de placa e veio 4 pontos e diz classificação média. Tenho que pagar algo pois não veio valor no papel da multa.!?

    ResponderExcluir
  51. Oi.tenho uma moto que esta no meu nome só que ela ta com cinco multa gravis e quem pegou essa multas foi minha noiva fiquei sabendo desas multas com cinco meses depois e que Fasso pra no perder minha cnh??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se já se passou 5 meses o prazo de recurso já deve ter expirado. Entre com uma ação judicial.

      Excluir
  52. Meu pai levou duas multas gravíssimas com a moto que está em meu nome em novembro de 2014. não recebemos a notificação, só recebemos o boleto em janeiro. Por isso não pude passar os pontos pra carteira dele, nem recorrer. Em março de 2015 peguei minha provisória, 4 meses após as infrações. Vou conseguir pegar a habilitação definitiva ou irei perder minha carteira por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fez recursos, não poderá pegar a CNH definitiva. Você pode ingressar com uma ação judicial alegando que não recebeu a notificação pra apresentar condutor ou fazer defesa prévia.

      Excluir
  53. Bom dia!
    Estou com minha CNH provisória e recentemente descobri que teria que fazer as aulas e provas novamente, uma vez que possuo uma multa grave e que não haveria mais o prazo para apresentar recurso de multa.
    Descobri que o endereço cadastrado no DETRAN está incorreto, pois consta como casa, mas o endereço declarado é um apartamento e assim o Correio não conseguiu entregar a notificação e constou como "desconhecido".
    É possível recorrer mesmo fora do prazo em virtude do que aconteceu, já que por um erro que consta no DETRAN o Correio não conseguiu fazer o serviço devido?
    Obs: através da busca de arquivo, descobri que apresentei o comprovante de residência com todas as informações do endereço e mesmo assim está errado no sistema.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Claudia. Sim, você pode fazer um pedido de reconsideração porque não cabe mais recurso. No entanto, creio que não será aceito pelo DETRAN, então sugiro ingressar imediatamente com uma ação judicial.

      Excluir
  54. Bom dia Consultor, cara recebi uma multa do Art 230 V, meu licenciamento estava atrasado, e falta 8 meses para que eu pegue minha definitiva, uma vez que o pais está em crise, e estou desempregado, não tive condição de efetuar o pagamento, e usava o carro como meio de trabalho, você acha que eu posso conseguir uma defesa para que eu consiga pegar minha definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia NJr. Sim, você pode fazer uma defesa, mas se já passou o prazo para recurso não dá mais. Você pode entrar com uma ação judicial porque este tipo de multa mesmo sendo grave, não pode te impedir de pegar a CNH. Isso é o que diz a jurisprudência. Abraço

      Excluir
    2. Qual o prazo para recurso Sr?

      Excluir
    3. O prazo é de 30 dias, mas verifique na notificação onde consta o prazo.

      Excluir
  55. boa tarde..quando a notificação esta no sistema do detran com o nome em tramitação e depois vira multa, é possível pelo site ver que multa ja foi encaminhada pro meu endereço ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Não sei lhe responder sobre isso porque depende de cada site do DETRAN. Sugiro ligar para o Detran pra se informar melhor. Abraço.

      Excluir
  56. fui pego numa blitz do dentra sem capacete peguei uma multa gravissima e minha cnh é provisoria,posso fazer o processo tudo de novo,como posso fazer isso

    ResponderExcluir
  57. Boa noite!
    Recebi uma multa em um radar eletrônico na Br-482 km 7,500 no Espirito Santo, velocidade permitida era 60km e passei a 69km, ou seja, infração média. Estou com a CNH provisória, gostaria de saber se eu corro risco de perder minha CNH ou não?
    Obs:não sou reincidente em nenhuma infração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não perderá a CNH. Art. 148 § 3º do Código de Trânsito.

      Excluir
  58. Boa noite, meu namorado foi parado por pms no carnaval por levar o passageiro sem capacete os pms levaram a cnh delr q e provisória e deram uma multa gravissima ele pegaria a definitiva em julho sera q cabe recurso ou perdeu a cnh?! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Qualquer multa cabe recurso mesmo que tenha cometido a infração.

      Excluir
  59. Boa noite. A minha permissão vence em 02/03 e vi no Detran que constam duas multas médias por causa de radar. As datas foram 06/02 e 21/02. Ainda não recebi as notificações. Estou preocupada pois uma delas o meu era o condutor e preciso passar para o nome dele. Será que consigo fazer esta transferência dos pontos indo direto no Detran, sem ter recebido a notificação ainda? Como não fui informada, posso dar andamento para pegar a definitiva ou tenho que esperar resolver o problema com as multas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Você pode imprimir a notificação pelo site do DETRAN e indicar o condutor ou ir pessoalmente.

      Excluir
  60. boa noite,

    Fui autuada hoje por estar dirigindo sem cinto, infração grave,e estou com a Cnh provisoria , recebo a definitiva em Setembro de 2016, o guarda municipal, pediu que parasse o carro, o fiz ,no entanto estacionei em outra rua, na multa o guarda mencionou a rua que eu estacionei, e não na rua em que eu cometi a infração, e me vi sem cinto. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Faça a defesa e os recursos da multa até que vença o prazo pra pegar a CNH definitiva. A questão do local não adianta alegar.

      Excluir
  61. Bom dia amigo minha CNH é provisório e eu dirijo o carro do meu pai que tem película 100 % nos vidros se eu for parado em uma blitz e as autoridades de trânsito pedirem minha habilitação eu corro o risco de perde-la ? ou a multa vira para o carro ?

    ResponderExcluir
  62. Ola, eu me chama Rodrigo e minha situação e o seguinte eu passei na ultima prova pratica do detran na sexta -feira, esperando assim so o praso de 15 a 20 dias pra resseber minha cnh provisoria.Mais fui abordado pilotando uma moto sem capacete e é claro a cnh, a questao é IREI PERDE MINHA PROVISORIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui altuado no domingo(um dia depois) pela guarda minicipal de Belém mais a moto nao esta no meu nome mesmo assim ele disse que vai pro meu CPF

      Excluir
    2. A multa é para o condutor. Se você fizer a defesa ou os recursos provavelmente não perdera a CNH. Se eles te impedirem de pegá-la, entre com uma ação judicial.

      Excluir
  63. olá, recebi uma multa de radar por dirigir a 80 km/h numa via de 60 km/h. a multa foi grave. a provisória se vence dia 19 de agosto. ainda posso apresentar recurso. há chance de receber a definitiva ainda? como? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. faça os recursos restantes que poderá ter chance de pegar a CNH, mesmo que a multa não seja anulada.

      Excluir
  64. Boa noite minha habilitação permissiva venceu dia 18-02 de 2016, nesta semana eu consultei a minha pontuação no site do Detran e constava 18 pontos, fiquei desesperada, pois até janeiro quando consultava não constava nada, não recebi as notificações destas multas, uso o carro junto com a minha mãe, a condutora no dia destas infrações era ela, mas pelo fato de não ter recebido as notificações não tive a chance de fazer a indicação do condutor, as infrações são dos meses 06,10 3 12 de 2015 e nunca recebi as notificações.
    Tentei entrar com recurso no Detran de SP e no Ciretran na minha cidade Guarulhos,mas até agora não consegui que nenhum destes 2 órgãos me falem exatamente o que eu tenho que fazer para recorrer a estas pontuações.
    Pois mais de 2 semanas depois que entrei com os recursos, descobri que são para recorrer o pagamento das multas e não era isto que eu queria, preciso recorrer aos pontos.
    Estou me sentindo lesada, e não consigo descobrir como recorrer a estas pontuações.
    Não consegui pegar a minha definitiva e não tenho como me defender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se algumas das multas já passou o prazo para recurso, então você precisa entrar com uma ação judicial alegando que não recebeu as notificação para apresentar condutor e para se defender.

      Excluir
  65. BOM DIA

    NO MES 06/2015 O MEU NAMORADO TOMOU 2 MULTAS D RADAR POREM O CARRO ESTA NO MEU NOME NO MES 09/2015 TIREU A PROVISORIOA E CONSTA 11 PONTOS NA MINHA PROVISORIA EU NÃO CONSIGO TIRAR A DEFINITIVA? CABE RECURSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Verifique se na notificação de penalidade (boleto) ainda está dentro do prazo para recurso, se não estiver então a única saída é uma ação judicial.

      Excluir
    2. ENTÃO NA AUTO ESCOLA AONDE TIREI DIZEM PARA PAGAR POR FORA QUE ELES QUEBRAM OS PONTOS, EM OUTRA AUTO ESCOLA FALARAM QUE OS PONTOS NÃO PODEM IR PARA PROVISORIA PQ EU NÃO TINHA TIRADO AINDA. O PRAZO JA SE ESGOTOU PARA RECURSO

      Excluir
  66. Boa tarde , eu fui parado em uma blits aonde um dos passageiros estava sem o cinto o policial militar falou monte pegou minha CNH e k documento do carro e disse que ia chega a multa na minha casa porém nao deu nada pra mim assinar e ver o motivo da multa isso foi no último dia de janeiro desse ano , será que eu fui multado?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde , eu fui parado em uma blits aonde um dos passageiros estava sem o cinto o policial militar falou monte pegou minha CNH e k documento do carro e disse que ia chega a multa na minha casa porém nao deu nada pra mim assinar e ver o motivo da multa isso foi no último dia de janeiro desse ano , será que eu fui multado?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde , eu fui parado em uma blits aonde um dos passageiros estava sem o cinto o policial militar falou monte pegou minha CNH e k documento do carro e disse que ia chega a multa na minha casa porém nao deu nada pra mim assinar e ver o motivo da multa isso foi no último dia de janeiro desse ano , será que eu fui multado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Espere vir a notificação se não vier é porque não foi multado.

      Excluir
  69. Boa tarde. O Detran me aplicou uma multa de averbação por não transferir o carro no período de 30 dias em duplicidade e estando eu ainda dentro do prazo legal de 30 dias para a realização da transferência. Assinei a DUT no dia 23 de JAneiro de 2015 e o doc de tranferencia saiu no meu nome no dia 09 de Fevereiro de 2015. Só que o Detran laçou a multa , em duplicidade, no dia 09de Fevereiro de 2015. E agora eles não querem fazer a substituição da minha permissão pela CNH definitiva. O que posso fazer? Tenho como ter a CNH definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se já passou o prazo de recurso ou se você não fez, então entre com uma ação judicial. A justiça entende que este tipo de multa não impede o cidadão de pegar a CNH definitiva.

      Excluir
  70. Boa noite!!! Tomei uma multa sem capacete com a provisória mas na notificação tá falando q foi o garupa mas na verdade era eu mesmo q estava sem o capacete tem algo q posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. É só fazer a defesa e os recursos da mula se estiverem dentro do prazo.

      Excluir
  71. Falta apenas dois meses pra vencer 😢

    ResponderExcluir
  72. Bom dia, meu vizinho pegou uma notificação minha errada, e só verificou isso depois de muito tempo e perdi o prazo para apresentação do condutor. Tem alguma maneira e me apresentar ainda. Pq minha mãe já está com problema na provisória dela. E o carro está no nome dela.

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, meu vizinho pegou uma notificação minha errada, e só verificou isso depois de muito tempo e perdi o prazo para apresentação do condutor. Tem alguma maneira e me apresentar ainda? Pq minha mãe já está com problema na provisória dela. E o carro está no nome dela.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia, meu vizinho pegou uma notificação minha errada, e só verificou isso depois de muito tempo e perdi o prazo para apresentação do condutor. Tem alguma maneira e me apresentar ainda? Pq minha mãe já está com problema na provisória dela. E o carro está no nome dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Se passou o prazo não tem mais como indicar o condutor, mas se for multa média ou leve ela não perde a CNH.

      Excluir
  76. Levei uma murta e tou tirando a CNH tem como recompera

    ResponderExcluir
  77. Levei uma murta e tou tirando a CNH tem como recompera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da multa. Mas faça os recursos que a chance de você não perder a CNH é boa.

      Excluir
  78. Estou com a provisória, tenho uma moto no meu nome,minha filha nao tem habilitação, se por acaso Deus o livre de pegar ela sem a CNH , perco a definitiva?

    ResponderExcluir
  79. Estou com a provisória, tenho uma moto no meu nome,minha filha nao tem habilitação, se por acaso Deus o livre de pegar ela sem a CNH , perco a definitiva?

    ResponderExcluir
  80. Estou com a provisória, tenho uma moto no meu nome,minha filha nao tem habilitação, se por acaso Deus o livre de pegar ela sem a CNH , perco a definitiva?

    ResponderExcluir
  81. Estou com a provisória, tenho uma moto no meu nome,minha filha nao tem habilitação, se por acaso Deus o livre de pegar ela sem a CNH , perco a definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perde, mas se for autuada faça recursos contra a multa para ter chance de não perdê-la.

      Excluir
  82. Meu namorado levou uma multa no dia 05/03/2016 por passageiro do banco traseiro estar sem cinto, não faz nem um mês que ele esta com a carta provisoria, o carro esta no nome do tio dele, e ele não assinou nada no momento que foi autuado.O que fazer para ele não perder a definitiva?

    ResponderExcluir
  83. Meu namorado levou uma multa no dia 05/03/2016 por passageiro do banco traseiro estar sem cinto, não faz nem um mês que ele esta com a carta provisoria, o carro esta no nome do tio dele, e ele não assinou nada no momento que foi autuado.O que fazer para ele não perder a definitiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer a defesa e os recursos da multa até vencer o prazo de pegar a CNH definitiva.

      Excluir
  84. Levei uma multa média por exesso de velocidade. Minha cnh é provisória.
    Algumas pessoas falam que quando a gente ainda está com a provisória não pode ter nenhuma multa.
    Gostaria de saber se corro o risco de perder minha cnh.

    ResponderExcluir
  85. Levei uma multa média por exesso de velocidade. Minha cnh é provisória.
    Algumas pessoas falam que quando a gente ainda está com a provisória não pode ter nenhuma multa.
    Gostaria de saber se corro o risco de perder minha cnh.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Boa noite,meu marido levou quatro multa no meu carro ele recorreu só que duas foram computada na minha permissão o que fazer ela vence dia 02 de abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Debora. Tem que fazer os recursos contra a multa e se já passou o prazo entre na justiça.

      Excluir
  89. bom dia . emprestei meu carro para minha cunhada no ano passado
    no mesmo dia ela tomoju 2 multas uma por estacionar em local proibido (zona azul) e outra na castelo .
    quando chegou a notificacao nos preenchemos com os dados dela e enviamos pelos correios .
    a questao e que apos passar alguns dias chegou somente uma multa no nome dela e a outra sumiu .
    como pensei ja que uma voltou no nome dela a outra provavelmente transferiu para ela tbm .
    mas o problema e que minha permissao venceu dia 03 03 deste ano antes de pagar a taxa eu resolvi consultar ela . para minha surpresa la estava os 5 pontos que ela tinha tomado .
    eu consigo entrar com algum recurso mesmo fora do prazo .
    pq eu nao posso perder minha cnh e nao tenho condicoes de pagar para tirar outra pois vou ter que esperar um ano para poder comecar tudo de novo . e eu ajudo em casa uso o carro para trabalhar meus pais sao separados e minha mae desempregada. umas pessoas disseram que faz esquema porem o valor e muito alto entre 1800 a 2000..
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Erik. Pode entrar com recurso fora do prazo, porém não será aceito, o ideal é entrar com uma ação judicial no juizado especial da fazenda pública sem advogado. Dúvidas me envie um e-mail para contato@multasbrasil.com.br

      Excluir
    2. vc teria whatsapp . me chama la vou te enviar uma foto da multa
      11953375828

      Excluir
  90. eu li sobre datas de postagem de multas
    a multa que e u tomei esta com a data de postagem 04\08\2015 e a data da multa foi dia 22\05\2015

    ResponderExcluir
  91. boa noite, tenho uma moto no meu nome levei 2 multas no dia 21/06/2015 e peguei a permissão para dirigir no dia 02/07/2015, consta no Detran as 2 multas, porém na pontuação ainda não consta nada, será que vou ter problema com essas multas para pegar a carteira de habilitação definitiva, as multas foram incluídas uma no dia 30/06/2015 e a outra dia 09/09/2015, minha duvida é se antes de pegar a permissão para dirigir o veiculo em meu nome levar alguma multa terá algum problema no processo da permissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Se as multas foram confirmadas, então terá problema sim.

      Excluir
  92. Oi no ano de 2010 eu vendir um carro que ainda tinha parcela para quitar o veículo, o atual dono quitou o veículo e passou para outro vendedor sem fazer a transferência ou seja tira do meu nome, e esse carro foi passando de mão em mão, virou uma cadeia de compradores, no ano passado eu conseguir tira minha CNH, quando foi em Abril de 2015 o carro que está no meu nome levou uma infração por não usar cinto de segurança, só que eu nunca fui notificado e não recebi nenhuma informação referente esse caso, só fiquei sabendo quando fui no Detran e vi q tinha multa na minha PPD, gostaria de sabe se esses pontos for cancelado da minha PPD eu consigo pegar minha CNH definitiva???

    ResponderExcluir
  93. Oi no ano de 2010 eu vendir um carro que ainda tinha parcela para quitar o veículo, o atual dono quitou o veículo e passou para outro vendedor sem fazer a transferência ou seja tira do meu nome, e esse carro foi passando de mão em mão, virou uma cadeia de compradores, no ano passado eu conseguir tira minha CNH, quando foi em Abril de 2015 o carro que está no meu nome levou uma infração por não usar cinto de segurança, só que eu nunca fui notificado e não recebi nenhuma informação referente esse caso, só fiquei sabendo quando fui no Detran e vi q tinha multa na minha PPD, gostaria de sabe se esses pontos for cancelado da minha PPD eu consigo pegar minha CNH definitiva???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houve nenhum recurso então o DETRAN não vai te entregar a CNH. Mas você pode entrar na justiça alegando que não recebeu a notificação (caso o teu endereço ainda seja o mesmo daquela época)

      Excluir
  94. Olá tudo bem? queria tirar uma duvida! estava indo trabalhar quando fui parado em uma blitz e minha moto não estava com a documentação em dia, por causa disso acabei levando uma multa gravíssima e o pior de tudo é que só estou com a carteira provisória a um mês :x eu precisava saber se tem algo que eu possa fazer ou se tem alguém aqui que possa me ajudar, não posso perder minha CNH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem. Este tipo de multa a Justiça já decidiu que não perde a CNH definitiva, mas é necessário geralmente entrar com uma ação judicial. Mas se ainda estiver dentro do prazo pra fazer recursos, talvez não seja necessário entrar na justiça.

      Excluir
  95. emprestei meu carro a um colega e ele levou uma multa grave,o carro é no meu nome e tenho a habilitação provisória chegou uma multa pra mim o que devo fazer para não perder minha carteira?

    ResponderExcluir
  96. emprestei meu carro a um colega e ele levou uma multa grave,o carro é no meu nome e tenho a habilitação provisória chegou uma multa pra mim o que devo fazer para não perder minha carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça a defesa e os recursos da multa até que você pegue a sua CNH definitiva.

      Excluir
  97. Boa Tarde, tem como passar pontos de infração para carteira de outra pessoa mesmo que ela já tenha outras multas e uma delas seja grave? obg

    ResponderExcluir
  98. Ola fui abordada numa blitz do Detran, estava tudo certo só que minha filha de 5 anos estava sem a cadeirinha somente com cinto. E estou com minha provisória que vence em outubro. O agente me informou que levei uma autuação gravíssima. Por conta disso não poderia renovar pra definitiva? Tem como fazer algo?

    ResponderExcluir
  99. Boa Noite. Fui entrar no site do Detran para consultar o IPVA do meu carro, porém recebi uma multa no mes de outubro do ano passado, e não recebi nenhuma notificação da multa, tive a surpresa quando fui verificar o IPVA, estou com a carteira provisória e receberei a definitiva em agosto deste ano, a multa foi grave de 5 pontos, corro o risco de perder minha habilitação? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Corre risco sim, mas depende da multa. O ideal é já entrar com uma ação judicial.

      Excluir
  100. Boa tarde estou com a carteira provisória e fui pego numa abordagem ontem o policial tirou foto do documento da moto e de minha habilitação , quando ele me liberou falou q fui pego por duas atuações passageiro sem capacete e eu estava de sandália qual o prazo pra essa multa entrar no sistema e oq devo fazer para q eu n possa vier perder a carteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Faça a defesa e os recursos contras as multas.

      Excluir
  101. Boa tarde estou com a carteira provisória e fui pego numa abordagem ontem o policial tirou foto do documento da moto e de minha habilitação , quando ele me liberou falou q fui pego por duas atuações passageiro sem capacete e eu estava de sandália qual o prazo pra essa multa entrar no sistema e oq devo fazer para q eu n possa vier perder a carteira

    ResponderExcluir
  102. Boa noite! Verifiquei no sistema DETRAN-RJ com constam 2 notificações de autuações acerca de estacionamento ( ambas graves ). Minha CNH é provisória, minha esposa quem as tomou e, já passou o prazo da defesa prévia / real infrator. Meu endereço é o mesmo há 8 anos e nenhuma das notificações chegaram. Segundo o órgão autuador, o prazo para efesa expirou em 15/2 e, somente soube das notificações ontem ao agendar a vistoria. Pergunta: O que posso fazer á que minha CNH provisória vence em outubro/2016 e o veículo está em meu nome?

    ResponderExcluir
  103. Levei uma multa de Lacre rompido.. Gostaria de saber quantos pontos são e se eu corro risco de perder minha cnh provisoria ?!

    ResponderExcluir
  104. Eu estou com a provisória que vence no mês nove acabei de toma uma multa por passa no farol vermelho como eu faço agora para não perde a definitiva

    ResponderExcluir